O que as fazem ser tão especiais, e o que um empreendedor tem a ganhar ao investir nesse tipo de negócio
Investir em uma de franquia ainda é a opção mais vantajosa para quem quer se tornar o próprio chefe.
Dados do Sebrae apontam que a mortalidade no segmento de franquias não chega a 10% nos primeiros 10 anos, enquanto nos negócios independentes alcança 80%.
Mas essa não é a única vantagem.
Abrir um empreendimento no segmento de franquias prevê ainda muitos outros benefícios.
Contar com a credibilidade de um nome ou de uma marca já conhecidos no mercado; valer-se de um planejamento de instalação previamente calculado; tirar proveito da vantagem competitiva do franqueador; dispor de uma rede de distribuição, um plano de negócios e um projeto de expansão já testados e consolidados; aproveitar-se de um sistema de economia de escala e de dependência jurídica e financeira; beneficiar-se com a possibilidade de aprimorar e desenvolver o negócio por meio da realização de estudos e pesquisas.
Como você pode ver, o número de incentivos que um empreendedor disposto a investir em uma franquia pode ter são incontáveis.
Agora imagina com quantos outros privilégios um empreendedor que está disposto a investir em uma rede de franquia premiada pode contar?
No caso de uma rede de franquia laureada com condecorações, o negócio não apenas é bem sucedido, mas também é reconhecido como tal. As premiações no segmento de franchising equivalem a um selo de reconhecimento de qualidade, boas práticas e excelência, e um atestado que garante a saudabilidade e o bom desempenho de uma determinada empresa.
A Jan-Pro
A JAN PRO e seus serviços já eram internacionalmente reconhecidos e premiados quando me tornei um master franqueador da empresa no Brasil. O modelo de negócio garantiu à marca a primeira posição entre as franquias de limpeza no ranking da Entrepreneur Magazine, publicação que a classificou também como a empresa de mais rápido crescimento nos rankings de 2004 a 2015, melhor franquia Home Based e melhor franquia para ‘minorities’ dos Estados Unidos.
Estabelecida no Brasil em 2011, a JAN PRO levou menos de quatro anos para começar a colher os próprios louros dentro da nova casa.
Já em 2014, a empresa recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF, feito que se repetiu em 2015, ano em que a marca também foi laureada com os prêmios de Melhor Franquia de Limpeza e Conservação de 2014, e Melhor Micro Franquia do Brasil da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Reconhecimentos como esses reforçaram o fato de a JAN PRO ser uma ótima opção de investimento, especialmente em tempos de incerteza política e recuperação econômica. Mas afinal, o que faz uma empresa, tal como a JAN PRO, receber tamanho reconhecimento?
Expertise
O primeiro item que deve ser levado em consideração é a expertise, o espírito empreendedor e o senso de oportunidade do franqueador. No caso específico da JAN PRO, eu tinha o know how no segmento de limpeza e vi a oportunidade de me juntar a uma marca conceituada e equipada para oferecer limpeza qualificada e eficiente para o mercado brasileiro.
No campo acadêmico, fui professor de limpeza sustentável na Universidade Secovi e na Facility University, e no campo empreendedor, fui diretor da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Associação Brasileira de Facility (ABRAFAC).
Tenho diplomas em Auditoria, CIMS e GB Expert, e Técnico em Produtos Químicos, concedidos pela ISSA, a principal associação comercial para o setor de limpeza industrial em todo o mundo. Como vocês podem ver, eu me empenhei ao longo dos anos para desenvolver as características que julgava serem necessárias para administrar uma empresa que tinha grandes ambições como a JAN PRO.
Ninguém nasce pronto. Se você não é um expert na área em que pretende adquirir uma franquia e nunca empreendeu, prepare-se, estude o segmento e o mercado, e quando estiver pronto, invista no seu sonho.
Compromisso
O segundo segredo para uma empresa se tornar premiada é o compromisso – o compromisso em oferecer aos clientes um trabalho de qualidade, mas distinto do que já é ofertado pelos concorrentes. O conceito da JAN PRO, por exemplo, se baseia em um modelo diferenciado, com metodologia, treinamento, produtos e equipamentos próprios e submetidos a uma supervisão rigorosa, que assegura um resultado e uma qualidade acima da média.
Ademais, nosso serviço de limpeza, além de eficaz, é baseado em eixos centrais que fazem o negócio ser econômico e ecológico.
Se você tem o compromisso de fazer o negócio dar certo, ele certamente receberá aprovação do mercado, dos franqueados e dos próprios consumidores.
Ambição
O terceiro e último item a ser levado em conta é a ambição em querer fazer o negócio melhorar e crescer.
A JAN-PRO conta hoje com 230 unidades em operação, mas tem a meta de fechar 2017 com mais 50 novas franquias, fazendo o faturamento saltar de R$ 50 milhões para R$ 90 milhões. A busca pelo crescimento e pela excelência é inesgotável e é assim que deve ser, pelo menos para aquelas empresas que um dia pretendem se destacar no mercado e serem reconhecidas entre tantas outras no segmento.
No final das contas, todos ganham com uma rede de franquia premiada. O franqueador, além de ter o trabalho reconhecido, garante um lugar ao sol no mercado competitivo do franchising; o franqueado, seja ele novo ou antigo, ganha mais confiança no negócio para fazer seu investimento e fica mais entusiasmado para aprimorá-lo e lapidá-lo; e o cliente final passa a contar com a garantia da entrega de um produto ou serviço de qualidade, atestada e comprovada por entidades que são referência no mercado.