Em um mercado em que empreender é, cada vez mais, o melhor caminho, informação e preparação são fundamentais para sair na frente.
Seja por necessidade ou por oportunidade, é cada vez mais comum encontrarmos gente abrindo seu próprio negócio, apostando nos seus sonhos: empreendendo. E isso o próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já constatou. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) de 2014, dos mais de 130 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, 45 milhões são empreendedores.
A pesquisa não mostrou apenas o volume. Ela constatou também que, para esse pessoal, as chances de sucesso crescem bastante entre aqueles que se preparam antes de abrir uma empresa. O fato é que, quando se fala em empreendedorismo, o planejamento é fundamental para minimizar surpresas e garantir que seu negócio estará preparado para enfrentá-las. Não se pode prever tudo, mas seguem aqui algumas dicas que podem ajudar bastante:
1 – Plano de negócio
O primeiro passo para quem quer empreender é criar um plano de negócio que identifique desde quem é seu público-alvo e o que ele quer, até detalhes como a área física necessária para montar seu empreendimento e sua infraestrutura. O plano deve incluir também uma pesquisa sobre o mercado que sua empresa vai encontrar, com oferta, procura e os diferenciais que você vai oferecer.
2 – Custos
Dificilmente uma empresa nasce gerando lucros. Por isso é importante saber em quanto tempo isso deve acontecer e como seus custos serão cobertos nesse período. Isso inclui os custos de abertura do negócio – como taxas e autorizações -, e os custos de manutenção, como aluguel e folha de pagamento.
3 – Economia
No início, é preciso ter em mente que economia é a palavra de ordem. Para isso é preciso concordar em fazer pequenos cortes, como no volume de material de escritório, por exemplo. Um caminho é a utilização, pelo menos no início, de espaços compartilhados com outras empresas.
4 – Rede de contatos
Trate de expandir sua rede, porque você e sua empresa precisarão, sempre, de mais visibilidade. Para isso é importante criar e alimentar perfis nas redes sociais; caprichar naquele cafezinho com parceiros, fornecedores e potenciais clientes; criar seu próprio site; e, também, investir em anúncios no rádio ou na TV.
5 – Capacitação
É um dos pontos fundamentais para sua evolução. Quanto mais você aprender, maiores serão suas chances de fazer novos contatos, conhecer especialistas e ganhar novos pontos de vista sobre o mercado. E muito disso pode ser feito gratuitamente em plataformas que oferecem cursos em português ou inglês, tais como o coursera.org, FGV online, edx.org e endeavor.org.br.
6 – Benchmark
Procure aprender com os profissionais da área. Para isso, troque experiências com quem já tem sua empresa ou é especialista no assunto. Peça dicas e conselhos, analise e coloque em prática as que melhor se encaixam à sua realidade.
7 – Eventos
Participe de eventos, cursos e palestras como os oferecidos por diversos centros de empreendedorismo. Pode ser um caminho interessante para aprender mais e ampliar seu contato com empreendedores conhecidos e, por que não, de sua rede de contatos.
8 – Consultoria
Se possível, invista em uma consultoria especializada, que pode sugerir estratégias de marketing inovadoras. Mas é bom ter em mente que estes serviços são caros, por isso só devem ser contratados se você estiver preparado para isso.
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