Suas parcerias podem contribuir e muito para o seu sucesso, por isso, encontrar parceiros eficientes é fundamental para fazer o seu negócio crescer.
Quando falamos na relação franqueado e franqueador, é uma parceria, que depende das duas partes para dar certo. A cada dia é maior o número de franquias no Brasil, só no final de 2015 tivemos 3.073 franquias abertas e em busca de franqueados. Será que todas essas se manterão firmes e de pé? O desespero começa a bater na porta no momento em que nenhum negócio é concretizado. A partir daí a escolha por franqueados que não têm o comprometimento necessário e a vontade de investir acabam por abalar os planos que pareciam tão incríveis.
A única saída para justificar o investimento é o bom processo de seleção dos candidatos a franqueados. Aquele mesmo processo que as empresas fazem para contratar ótimos profissionais. Leve ele em conta para sua franquia.
Até porque, mesmo que um desligamento de um funcionário que não esteja se adaptando a empresa seja fácil e rápido, para uma franquia, o franqueado que não esteja se adaptando às diversas situações tem um desligamento lento, com muito desgaste e despesas relativamente altas.
Abaixo separamos algumas dicas para que seus franqueados estejam de acordo com a sua franquia.
1. Analise o perfil:
É preciso saber que seu franqueado saberá lidar com administração de uma empresa e que saiba lidar com clientes, colaboradores e fornecedores. Jogo de cintura e responsabilidade são de extrema necessidade. Vale a pena realizar testes que demonstrem suas capacidades como comunicação e persuasão.
2. Teste seus franqueados na prática:
tudo bem, testes escritos são uma base para sua escolha, mas que tal testá-los no seu negócio? Uma empresa gira em torno de colaboradores e todos,todos, devem saber e reconhecer como é feito o processo, de seu início ao fim.
3. “Ele é um líder?’’:
será que motivar a equipe, tratar dos negócios e saber lidar com problemas na gestão estão entre suas habilidades? Um franqueado precisa receber conquistas e cobrar resultados e fazer tudo isso sem desmotivar uma equipe toda. O sucesso vem com o tempo.
4. Avalie as suas condições financeiras:
é o último item porque se um franqueado não tiver as habilidades anteriores do que adianta as condições financeiras? Hoje temos franquias baratas e que facilitam o investimento, mas lembre-se que o dinheiro não fará o sucesso. Logicamente é necessário uma capacidade de investir até porque um capital de giro é importante, pois o retorno não é imediato.