Quando pensamos em investir em um franquia, a primeira opção é sempre a de um negócios B2C (Business to Consumer), que são aqueles que vendem produtos ou serviços diretamente ao consumidor final. Mas vale a pena pensar nos negócios B2B (Business to Business) que são aqueles em que o cliente será outra empresa, principalmente em momentos de crise, quando o poder de compra do consumidor final está em baixa.
Em momentos assim, vender para outras empresas é bastante interessante, já que permite atuar em mercados mais estáveis e, com isso, trazer equilíbrio ao negócio. Tanto é assim, que o mercado brasileiro conta hoje com uma série de franquias cujo foco é otimizar os custos de outras empresas em áreas que não representam seu principal foco de atuação.
A Jan-Pro é um exemplo. A franquia chegou em 2011 ao Brasil e desde o início de sua operação oferece serviços para empresas de diversos segmentos, como redes de fast food, parques tecnológicos e hospitais. Hoje, 100% dos negócios da Jan-Pro são voltados para o mercado B2B, atendendo empresas que veem em seus serviços a possibilidade de um atendimento de qualidade com uma redução significativa nos custos de manutenção dos espaços.
Com isso, a expectativa da marca no mercado brasileiro é abrir caminho para que pequenos empreendedores possam investir no próprio negócio e sanar a escassez de mão de obra qualificada no setor de limpeza. E ela faz isso atendendo a demanda das companhias por ambientes higienizados com produtos e equipamentos escolhidos para garantir a produtividade dos profissionais que prestam o serviço e a eficácia nos resultados prometidos no que diz respeito à desbacterização, higienização e desinfecção de ambientes.
Outra vantagem é que, com os contratos fechados entre a franqueadora e outras companhias, é possível oferecer ao franqueado a oportunidade de iniciar sua operação já com contratos de atendimentos firmados e programados, além de garantir um plano de expansão consolidado e autossustentável.
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