Como se dá a contaminação em um escritório

Tudo começa com um colega de trabalho doente, uma simples gripe e em alguns dias metade dos funcionários de um escritório podem estar contaminados, tossindo e espirrando.

Descobertos pela nossa ciência no final do século XIX, os vírus só foram visualizados pela primeira vez em meados do Século XX. Por ser um parasita celular e se reproduzir obrigatoriamente dentro das células de seres vivos, os vírus são facilmente transmitidos.  

De tempos em tempos a humanidade passa por um novo surto de gripes e a recente descoberta do Coronavírus colocou o mundo todo em estado de alerta. É muito importante se informar e evitar a transmissão e para isso precisamos entender como funciona a contaminação.

Precisamos lembrar que muitos de nós passamos mais tempo do dia no trabalho do que em casa e precisamos cuidar das pessoas e do ambiente.

O desafio é manter a rotina de trabalho, mesmo durante um surto de gripe. Em países desenvolvidos como o Japão e Coréia do Sul, as pessoas que estão doentes, contaminadas por algum vírus, usam máscaras para sair de casa e durante todo o período que frequentam os locais públicos, minimizando os riscos de contaminação.

É preciso observar que as mascaras precisam ser de tecido e trocadas a cada 4 horas para que continuem sendo eficaz.

Pessoas saudáveis também podem usar as máscaras para evitar a contaminação, sempre prestando atenção ao material e o período de troca.

Aqui no Brasil ainda não temos esse hábito, mas outras medidas podem ser adotadas para  diminuir o risco de contágio.

 

Lavar bem as mãos

É fundamental lavar muito bem as mãos como mostra o gráfico abaixo:

São as mãos o principal meio de compartilhamento de vírus e bactérias, pois tocamos em tudo, desde o transporte público até em pessoas quando vamos cumprimentar ou manter uma simples conversa e tocamos na nossa boca e nariz, sem prestar muita atenção.

Mouses, canetas, teclado, cadeiras, mesas também são alvos da contaminação cruzada, as mãos que parecem limpas tocam qualquer objeto e outras mãos que tocaram na sequência se contaminam.

Por isso lavar muito bem as mãos constantemente é fundamental.

 

Etiqueta da tosse 

Existe também a regra de cobrir o rosto antes de tossir ou espirrar – cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou utilizar um tecido ao tossir e espirrar. Os vírus podem se espalhar por até meio metro quando tossimos ou espirramos sem proteção.

 

Manter a imunidade alta

Dormir bem, não pular refeições, consumir frutas, verduras e legumes ajuda muito a manter a imunidade alta e não se contaminar em contato com o vírus. A boa imunidade explica porque quando muitas pessoas são expostas a determinados vírus, nem todas ficam doentes.

 

Ambiente higienizado corretamente

A limpeza de um escritório é bem diferente da limpeza doméstica. A empresa é responsável pela saúde e bem estar de seus colaboradores e precisa manter o ambiente totalmente higienizado, livre dos riscos de contaminação cruzada.

 A Jan-Pró sabe muito bem como fazer esse trabalho de limpeza, pois é líder no mercado e oferece serviços de limpeza comercial terceirizados,  através de profissionais treinados com técnicas exclusivas, equipamentos e tecnologia avançada para propiciar a melhor limpeza em seu escritório.

A Jan-Pro trouxe para o Brasil a tecnologia Enviroshield, um sistema de desinfecção que que aplica um produto desinfetante e antimicrobial de forma eletrostática, conseguindo cobrir 100% da área a ser desinfetada, enquanto os outros métodos não passam de 60% . A eficiência do Enviroshield  elimina a maioria das bactérias e vírus danosos.

Benefícios do EnviroShield™

  • Total cobertura desinfetante de todas as superfícies
  • Combate a disseminação de infecções por virus e  bactérias
  • Ausência de efeitos colaterais ou precauções
  • Pode ser aplicado rotineiramente sem inconveniência
  • Assegura locais de trabalho mais limpos e seguros
  • É seguro para todos os ambientes comerciais
  • É  “verde”  e amigável ao meio ambiente

 

Peça um orçamento e invista na saúde dos seus colaboradores.

 

Com essas dicas e a Jan-Pró sua empresa ficará livre que qualquer vírus.

Compartilhe com seus amigos e supervisores para que todos possam trabalhar juntos pela saúde, já que em ambiente de trabalho somos todos responsáveis pela saúde da pessoa ao lado.