Dentro do universo das franquias, os negócios business to business – conhecidos pela sigla B2B – podem intimidar algumas pessoas já que o mais comum é pensar em franquias voltadas para o público final. Pensar assim, porém, pode afastar boas oportunidades. Vender para empresas exige muita disposição, dedicação e qualidade. Em troca, pode trazer uma série de benefícios importantes que podem garantir excelentes resultados. Conheça algumas vantagens de fornecer seus produtos ou serviços para empresas ou outras instituições.
1. Faturamento previsível
Ao fechar contratos de fornecimento, o franqueado pode contar com resultados previsíveis ao longo de um período de tempo, o que ajuda a fazer planejamentos de longo prazo e lidar com o fluxo de caixa.
2. Custo menor de captação Diferentemente do consumidor final, que precisa ser fisgado o tempo todo, o que acaba exigindo investimentos elevados em itens como marketing e tecnologia, o esforço para conquistar clientes corporativos é mais localizado, dependendo muito mais de ações de relacionamento, que costumam ser mais baratas.
3.Volume maior de vendas
Muitas vezes, empresas compram produtos ou contratam serviços em grandes pacotes, o que aumenta as possibilidades de ganhos de escala conforme mais contratos são fechados.
4. Portfólio e referências
Conforme o número de clientes aumenta, o franqueado pode começar a montar um portfólio de marcas atendidas que serão seu cartão de visitas para o mercado, trazendo credibilidade.
5. Grande aprendizado
Ao atender um cliente corporativo, o franqueado – que também é responsável por cuidar de seus negócios – terá grande contato com práticas empresariais importantes para melhorar sua gestão.
6. Localização facilitada
Normalmente as estratégias de vendas B2B são definidas com base em nichos de mercado. Dessa forma, o esforço para encontrar os clientes potenciais normalmente é menor, uma vez que existem referências como associações de classes e catálogos de empresas na internet, o que facilitam a busca.