Um funcionário normalmente não pede demissão de uma empresa sem ter alguns motivos objetivos. Investigar o que causou esta decisão já é meio caminho andado para tentar diminuir a rotatividade de pessoal.
Trocas de equipe são normais e comuns a todas as empresas, porém, uma taxa de turnover muito alta fatalmente vai atrapalhar as operações e elevar os custos. Alguns dos prejuízos são:
– perda de integração interna com outras áreas;
– deterioração do clima organizacional;
– perda de conhecimento;
– aumento das despesas com treinamentos e rescisões;
– queda da produtividade da equipe.
Como diminuir a rotatividade de funcionários?
A rotatividade excessiva é consequência de alguns fatores que o franqueado deve analisar para melhorar esse quadro. Em alguns casos é interessante procurar suporte da franqueadora para alinhar as estratégias da marca com a sua unidade e verificar eventuais correções de rota.
Confira alguns pontos que devem ser avaliados internamente para diminuir a rotatividade da equipe.
- Salários competitivos: é importante fazer uma pesquisa para saber se os salários que a sua empresa está pagando estão na média do mercado. Caso não estejam, ajustar o valor para a média pode ajudar a diminuir o problema;
- Benefícios: além do salário, os funcionários analisam os benefícios oferecidos pela empresa, como plano de saúde e auxílio alimentação. Esse é aquele famoso “algo a mais” considerado pelo empregado. Se o caixa da empresa não permitir investimentos em Benefícios adicionais, tente algumas opções baratas ou até mesmo sem custo, como os convênios para desconto com prestadores de serviços da região.
- Promoções internas: a oportunidade de desenvolver carreira dentro da empresa e viabilizar promoções relacionadas ao bom desempenho do funcionário tornam o trabalho mais atraente e desafiador. Reconhecer as pessoas que trabalham para você faz com que elas estejam mais dispostas a contribuir com o crescimento do seu negócio;
- Ambiente agradável: cada empresa tem um estilo e é formada por profissionais de diversos perfis, cabe à figura do gestor compreender as diferenças e tornar o ambiente o mais agradável possível. Algumas empresas mais “descoladas” possuem ambientes relaxantes e de descanso na hora dos intervalos, mas seguir o bom e velho respeito é o essencial para que o local de trabalho seja mais produtivo e prazerosos.