É possível abrir uma franquia sem know-how?

O que é know-how?

Em Franchising, podemos entender o know-how como o conjunto de conhecimentos técnicos e práticos que guardam relação com o desenvolvimento administrativo e operacional do negócio. Observe que o conhecimento não é apenas técnico, mas também prático.

O termo know-how, inclusive, significa literalmente “saber como”, motivo pelo qual deve o franqueador “ensinar como fazer”.

Em Direito, existe, inclusive, um contrato específico (contrato de know-how) que tem por objeto apenas a transmissão do know-how.

Mas como abrir um novo negócio sem o conhecimento?

É sempre complicado abrir um negócio sem os conhecimentos técnicos e práticos necessários, não é?
Mas quando se trata de uma franquia, é diferente, porque é obrigação do franqueador transmitir estes conhecimentos ao franqueado.

Nas franquias, o know-how é passado por meio da circular de oferta e outros manuais entregues ao franqueado no ato da contratação.
Nestes documentos estão concentrados os conhecimentos técnicos. Os conhecimentos práticos devem ser transmitidos por meio de treinamentos e de suporte.

Está na lei

Essa transmissão de conhecimento é tão importante, que está prevista no artigo 3º da lei 8.955, que determina como ela deve acontecer:

Art. 3º Sempre que o franqueador tiver interesse na implantação de sistema de franquia empresarial, deverá fornecer ao interessado em tornar-se franqueado uma circular de oferta de franquia, por escrito e em linguagem clara e acessível, contendo obrigatoriamente as seguintes informações: (…)

Conheça a Jan-Pro

Veja em detalhes em nosso site como é fácil obter uma franquia Jan-Pro e mãos à obra!

Saiba mais!