Como se tornar um franqueado de sucesso

Todo mundo que investe, ou está pensando em investir em franquias eu se tornar um franqueado de sucesso. E não é por menos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor vem se mantendo em crescimento, contando hoje com mais de 2,9 mil franquias ativas, quase 160 mil unidades franqueadas e empregando mais de 1,3 milhão de pessoas. 

 

Mas como se destacar nesse universo? Aqui, as franquias ajudam bastante, mas o franqueado tem papel fundamental no desempenho de sua unidade. Para ajudá-lo a não perder o rumo, separamos aqui cinco dicas para ser um franqueado de sucesso: 

 

Invista com consciência – é preciso muito planejamento, estudos de mercado e análise pessoal para encontrar a franquia ideal para o seu perfil de investidor. Além disso, apostar em uma rede séria, com modelos bem estruturados, com um suporte que realmente funcione e que ofereça boas condições ao consumidor é decisivo. É preciso também estar atento às taxas a serem pagas, às estimativas de faturamento e retorno de investimento, direitos e deveres enquanto franqueado.

 

Identifique-se com a franquia – é preciso estar ao lado de uma marca compatível com seu perfil e seus valores. Por isso, na hora de escolher, não analise somente o valor do investimento e a previsão de lucro.  Identificar-se com o negócio e gostar do que faz vai fazer com que o franqueado crie laços com o negócio, o que é muito importante.

 

Faça uma boa gestão – é responsabilidade do franqueado estar à frente do negócio, cuidando para que cada detalhe da unidade funcione da melhor forma possível. Para isso, ficar de olho no fluxo de caixa, ter controle das contas a pagar e a receber e atentar-se à taxa de royalties e fundo de propaganda são atividades que devem fazer parte da rotina de qualquer franqueado. Investir em ferramentas e metodologias que ajudem na gestão da franquia pode ser um diferencial para o sucesso do negócio, por isso vale a pena avaliar quais são os softwares e recomendações da franqueadora nessa área.

 

Garanta bom atendimento – não adianta colocar todas as dicas em prática, se o cliente não estiver satisfeito. Ser um franqueado de sucesso está ligado, também, a garantir a satisfação dos clientes. Para isso, é preciso acompanhar de perto a qualidade do atendimento, os treinamentos necessários para o funcionamento da operação e a manutenção de boas práticas na rotina de trabalho.

 

Mantenha os padrões da franqueadora – o bom franqueado deve estar preparado para seguir as regras e padrões das franqueadoras, afinal os padrões e normas das redes é que fazem com que o negócio efetivamente funcione.

A Jan-Pro tem como propósito ajudar pessoas, de franqueados a clientes ao oferecer a parceria mais sincera e confiável que existe em limpeza comercial. Conte com a Jan-Pro: http://jan-pro.com.br/quem-somos/