Como os serviços de limpeza comercial evitam infestações por pragas.

Pestes e pragas são um pesadelo para estabelecimentos comerciais e, sem um serviço bem feito de limpeza, eles podem rapidamente se transformar em realidade. É certo que um bom serviço de limpeza é apenas uma parte dos cuidados que devem ser tomados, mas pode ser considerada a mais importante, especialmente quando falamos de insetos e roedores.

Especialistas reconhecem que o melhor jeito de acabar com formigas, baratas, camundongos e ratos é eliminar suas fontes de comida e água, o que transforma o seu serviço de limpeza na primeira linha de defesa contra essas pragas. 

Para evitar que esta ameaça se torne realidade, um bom serviço de limpeza comercial deve manter seu foco em quatro áreas:

Latas de lixo – restos de comida são a principal causa de infestações em estabelecimentos comerciais e as latas de lixo representam o melhor ponto de acesso para insetos e roedores. Se as latas de lixo estiverem cheias no final do dia, você oferecerá um banquete para estes animais. É por isso que um bom serviço de limpeza vai tratar do descarte diário de resíduos de alimentos, acabando com a principal fonte de alimentos das pragas. Os produtos de limpeza podem reduzir ainda mais o risco de infestação, limpando com detalhes as áreas em torno dos caixotes do lixo, que são um local frequente de migalhas, derramamentos e umidade.

Alimentos pelo chão – roedores e insetos não são exigentes quanto ao local onde comem e procuram comida em qualquer lugar. Produtos de limpeza comuns limpam rapidamente pisos e superfícies, mas deixam sobras que podem alimentar os insetos. Um serviço de limpeza profissional limpará completamente pisos, carpetes, bancadas, mesas e desktops, minimizando os derramamentos de alimentos no local de trabalho.

Umidade – algumas pragas não precisam de comida para sobreviver, basta que tenham água. Problemas de umidade podem resultar de má drenagem, ou vazamentos no encanamento. Bons produtos de limpeza podem detectar sinais de umidade, além de garantir que a água não fique acumulada no chão ou na bancada.

Sinais de infestação – se sua empresa for invadida por insetos ou roedores, você vai encontrar sinais deles, que podem ser excrementos, trilhas, ninhos, danos físicos e pragas mortas. Mas é preciso procurar nos lugares certos e os serviços de limpeza comercial verificam cantos e recantos usados pelas pragas. 

Claro, não se pode deixar de lado também os serviços de dedetização previstos pela legislação. A dedetização para empresas é obrigatória em áreas de produção, armazenamento, transporte e comércio de alimentos, e instituições de saúde como hospitais e clínicas, já que nesses ambientes o risco de infestação e contaminação é maior. A dedetização deve ser seguir os seguintes prazos: 

  • Mensal – para empresas que comercializam, estocam ou manipulam alimentos, como supermercados. Em alguns casos o serviço é feito quinzenal ou até semanalmente.
  • Trimestral – em estabelecimentos comerciais que não trabalham diretamente com alimentos, como lojas e indústrias de bens de consumo.
  • Semestral – Em condomínios comerciais ou residenciais.

A Jan-Pro possui o melhor serviço de limpeza comercial para seus negócios. Conheça os serviços de limpeza da Jan-Pro: http://jan-pro.com.br/servicos/