Franquias paranaenses movimentam mais de R$ 25 bilhões. Estado é o 5.º maior em número de unidades

O estado do Paraná é uma referência nacional em franchising e é o quinto maior em número de unidades, com mais de 16 mil instaladas. Além disso, as redes que nasceram no estado fecharam 2016 com faturamento superior a R$ 25 milhões, com atuação no Brasil e no exterior. Os dados, da Rizzo Franchising, sinalizam o forte interesse das marcas em operar localmente. A Gazeta do Povo listou mais de 30 redes com planos de expansão para o Paraná, em 2018.

O fato de ser um polo “importador e exportador” torna o estado um alvo do setor de franquias. Um exemplo é a rede de cosméticos O Boticário, pelo segundo ano consecutivo a maior rede do Brasil. Juntas, as 293 empresas paranaenses foram responsáveis por 148 mil empregos diretos, em 2016.

Ao mesmo tempo, os paranaenses são abertos a redes de fora. Diferente de Santa Catarina e, principalmente, o Rio Grande do Sul, onde há um certo “bairrismo” que torna o mercado mais avesso às redes de fora. O Sul é o segundo maior polo do franchising no Brasil, atrás apenas do Sudeste.

O Paraná tem uma distribuição demográfica muito interessante, explica Rizzo. “São muitas cidades com uma média de 100 mil a 200 mil habitantes que reúnem as características de ter um consumo bem distribuído, capacidade de consumo da população e um varejo bastante competitivo”.

Diferente, por exemplo, de São Paulo que, embora tenha várias cidades grandes no interior, têm muitos municípios que são muito pequenos. Então o varejo acaba se concentrando mais nos polos regionais, sem se distribuir.

 

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O Paraná fechou 2016 com 16.129 franquias em operação, a 5.ª maior rede do Brasil, atrás de São Paulo, Minages Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente. Foi um crescimento moderado, de 2,2%, em relação ao ano anterior.

O setor automotivo é de longe o com maior número de unidades no estado. São 3.147, contra 1.827 de Saúde e Beleza, segundo segmento. Na sequência vem: negócios, educação e treinamento, transporte, entretenimento, alimentação e fast food e vestuário.

Curitiba é a principal cidade. Cerca de dois terços das unidades do estado ficam na capital. Londrina e Maringá completam o top três.

No Brasil todo, o segmento de franchising fechou 2017 com um faturamento de R$ 163 bilhões, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2016. Para o próximo ano, o objetivo é retomar crescimentos na casa dos dois dígitos.

São 2,8 mil redes, no país todo, que possuem 145 mil unidades. São 1,2 milhão de empregos.

Os dados do Paraná são da consultoria Rizzo. Os números do franchising nacional são da ABF.

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